Data publicação: 28/11/2019
*Com informações do CFO
O Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o país, apoia a campanha Sorrir Muda Tudo, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO). O objetivo é valorizar a profissão do Cirurgião-Dentista e conscientizar a população sobre a importância e a necessidade de manter a saúde bucal para atingir a saúde integral do ser humano.
O apoio do Conselho Federal de Odontologia foi aprovado por unanimidade, em reunião do Plenário, no dia 11 de outubro. A iniciativa da ABIMO vai ao encontro dos esforços destinados pela atual gestão da Autarquia em prol da valorização da Odontologia e da proteção da sociedade. O apoio do Sistema Conselhos contribui, ainda mais, para o fortalecimento do trabalho desenvolvido na retomada do protagonismo da Odontologia nacional, pontuou o Presidente do CFO, Juliano do Vale.
A campanha tem como proposta criar uma cultura de prevenção por meio da visita frequente ao Cirurgião-Dentista, assim como acontece com outras áreas da saúde. Para isso, durante 8 meses, Sorrir Muda Tudo abordará diversas ações, que incluem depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Odontologia, informações que demonstrem a importância do cuidado com a saúde bucal de forma integral, como forma de prevenção a doenças cardíacas, diabetes, doenças crônicas (hipertensão), câncer, depressão, entre outras doenças sistêmicas. A campanha conta, também, com o apoio de diversas entidades odontológicas em todo o país.
Com o objetivo de criar uma cultura de prevenção, a ação Sorrir muda tudo abrange todo o ciclo de cuidados: indústria de saúde, Cirurgiões-Dentistas, associações e pacientes. A partir deste mês de novembro, a cada mês a campanha abordará um tema específico a fim de mostrar como a saúde bucal tem interferência direta na saúde sistêmica. Em novembro, a ação tratará de nutrição enfatizando diabetes e doença periodontal. Em dezembro, a Sorrir Muda Tudo estará direcionada às crianças para tratar sobre ortodontia.
Já em 2020, em janeiro, o tema principal será relacionamento social e a abordagem estará direcionada à implantes dentários. Em fevereiro, enfatizará a importância de exames de rotina para prevenção do câncer bucal. Com a chegada do mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, a campanha lança a temática Março Brilhante para tratar da saúde da boca como um todo. Com um grande rol de atividades, a Sorrir Muda Tudo visa ganhar ainda maior repercussão neste mês.
Em abril, retoma os temas mensais ao tratar de doenças coronárias relacionadas à saúde bucal e, em maio, mês de encerramento da primeira etapa da campanha, o foco estará na maternidade para tratar de gravidez e família.
Sobre a Abimo
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional. (Com informações da Ascom ABIMO)